|
ESCOLA ESTADUAL “MARCOLINO DE BARROS”
Avenida Getúlio Vargas, 367, Centro
Patos de
Minas – MG
|
Análise do Contexto: Visão Empreendedora
Curso:
REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO - REM
|
Área de
Empregabilidade
CA – Comunicação
Aplicada
|
Professor: Maria de
Lourdes Vinhal
lourdesvinhal.cec@yahoo.com.br
|
Série/Turmas: 1ª
|
Salas 01 e 02
|
|
JUSTIFICATIVA
Faz-se necessário ampliar a visão do aluno
para o entorno. É analisando o espaço em que convive, estuda e interage que o
educando se desenvolverá, tornando-se crítico e capaz de manifestar seu
pensamento com coerência e precisão.
Para isso é importante criar momentos de percepção
da realidade, começando pela escola, com olhares amplos direcionados a aspectos que mereçam a atenção para possível
manifestação, com o intuito de melhorias no âmbito que o cerca.
|
OBJETIVOS
ü Criar oportunidades de entender o contexto
em que se insere;
ü Refletir sobre o que nos cerca;
ü Compreender a escola como um espaço de
educação;
ü Possibilitar a ampliação da visão dos
alunos;
ü Interagir com os colegas, apresentando
soluções para possíveis problemas no espaço escolar;
ü Entender pontos de vista;
ü Perceber o território e manifestar sobre
os aspectos observados.
|
METODOLOGIA
Com uma câmera na mão, grupos de alunos sairão da
sala de aula e registrarão o que necessita de mudanças na escola. Depois
reuniremos para debate e discussão da realidade e do contexto.
Como o objetivo era encontrar os problemas
que precisam ser solucionados, o professor poderá surpreendê-los, pedindo que
discutam sobre o que há de melhor na escola e o quanto a estrutura física de
nossa área atende as necessidades deles.
Encontrarão pichações, alguns móveis
estragados, lixo e outros, porém o foco será a visão empreendedora, portanto
far-se-á a proposta de escrita de textos sobre o empreendedorismo na escola.
|
RESULTADOS ESPERADOS
Alunos que valorizarão o
espaço escolar e respeitarão opiniões, além de ampliar a visão sobre o que o
cerca; sendo capazes de registrar opiniões, argumentos e expor opiniões.
|
MATERIAIS
ü Câmera fotográfica;
|
Observação: Os textos dos alunos serão apresentados em uma nova postagem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário