terça-feira, 4 de junho de 2013

Conhecimento além da sala de aula


ESCOLA ESTADUAL “MARCOLINO DE BARROS”

Avenida Getúlio Vargas, 367, Centro
 Patos de Minas – MG
Visita ao Hemocentro
Curso:                    

REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO – REM


Áreas de Empregabilidade:      CA – Comunicação Aplicada
                                                           EAC – Estudos Avançados em Ciências
                                                            MA – Meio Ambiente


Professores:          Éder Santana
                                 Kerley
                                Maria de Lourdes Vinhal                                            
Série:    1º  ano do ensino médio
Salas: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08.



JUSTIFICATIVA

Os temas das Palestras : Histórico da Fundação Hemominas no Estado de MG  e em Patos de Minas,  Doação de Sangue e Doação de Medula Óssea são oportunidades  para os alunos despertarem para um ato voluntário e colaborativo , contribuindo para o desenvolvimento do altruísmo, o crescimento pessoal, com valores de gratidão e reconhecimento das contribuições sociais.

O Hemotur, visita guiada aos diversos  Setores do Hemonúcleo,  justifica-se pelo conhecimento dos procedimentos técnicos adotados no atendimento ao doador de sangue e ao doador de medula óssea e também  pelas técnicas utilizadas no fracionamento, armazenamento e distribuição do sangue de seus hemocomponentes.
Portanto é a oportunidade de desenvolver habilidades e competências necessárias à vida em sociedade e de valorização do ser humano.


OBJETIVOS

ü  Incentivar a cultura da colaboração;
ü  Refletir sobre a sociabilidade;
ü  Apresentar a doação como ato voluntário e importante na sociedade;
ü  Despertar a necessidade de pesquisas;
ü  Possibilitar o desenvolvimento de habilidades comunicativas dos alunos;
ü  Criar momentos de interação;
ü  Trabalhar valores intrínsecos ao ser humano.

PROCEDIMENTOS

1-      Conduzir as turmas ao hemominas (rua Major Gote), até às 8 horas.
2-       Assistir às palestras, com duração de 1h e 30 minutos.
3-      Avaliar postura, participação, habilidade de audição, interação, envolvimento e outros,  mediante critério dos professores do REM.
4-      Deixar uma atividade, até dia 06/06, com a supervisora Fernanda para xerocar e passar aos professores que se deslocarão da sala que os alunos estarão no hemotur para a sala em que o professor do REM estaria. (Responsáveis: Éder, Kérlei e Lourdes)
5-      Avisar aos professores do 4° horário que os alunos retornarão para as aulas. (Responsáveis: Landim e Fernanda)
6-      Pedir para que separem o  lanche dos alunos dessas turmas, caso não retornem à escola antes do recreio. (Responsáveis: Landim e Lídia)

CRONOGRAMA DE VISITAS AO HEMOMINAS – PATOS DE MINAS
10 a 20 de junho
SALA
DATA/DIA da semana
Professor responsável
Professor a ser realocado no lugar do responsável e sala/atividade
04
10/06 - SEGUNDA
EDER-LIDIA-LANDIM
3°h
VERA
Ir para a sala 5
08
11/06 - TERÇA
KERLEY-FERNANDA
3°h
RÉGIA
Ir para a sala 6
02
12/06 - QUARTA
LOURDES-LÍDIA
1°h
2°h
RÉGIA
ROSE
Trocar e dar o 5°h
Trocar e dar o 6°h
05
14/06 - SEXTA
EDER-LÍDIA
3°h
EDINÉIA
Ir para a sala 4
07
17/06 - SEGUNDA
LÍDIA-LANDIM
1°h
2°h
3°h
SEBASTIÃO
MARTA
LUCIANA
-
-
-
01
18/06 – TERÇA
LOURDES-LÍDIA
3°h
SEBASTIÃO
Ir para a sala 2
06
19/06-QUARTA
LÍDIA-LANDIM
1°h
2°h
3°h
ISABEL
ADRIANA
LUCIANA
-
-
-
03
20/06
QUINTA
EDER-FERNANDA
3°h
RÍVIA
Ir para a sala 5
RESULTADOS ESPERADOS

Alunos que compreendam o gênero discursivo palestra, interajam com desenvoltura e desenvolvam atitude colaborativa, durante a visita guiada e todo o percurso,  sendo mediador de ideias que contribuem para o crescimento pessoal e coletivo.


 Ainda não realizamos a atividade, portanto não temos fotos. Aguardem-nas.
Lourdes Vinhal

Nenhum comentário:

Postar um comentário