Debate em sequência didática
A escolha de um tema polêmico é
fundamental, pois se o tema não for polêmico não há como debater, nem explorar
a capacidade de argumentação dos alunos.
O primeiro momento consistirá em
o professor apresentar a situação de debate com previsão de acontecer dentro de
um prazo, de mais ou menos 15 dias. Porém, haverá um debate preliminar sobre o
tema; para isso, lerão um texto sobre o tema proposto, que servirá como base
para a realização desse debate preliminar. Para essa atividade o professor
solicitará que a turma divida-se em dois grupos (favoráveis e contra) e
coordenará a discussão, que será filmada.
Observação: Esse momento de
debate livre terá o propósito de fornecer pistas ao professor sobre as
dificuldades apresentadas pelos alunos para que, posteriormente, elabore
atividades que trabalhem essas dificuldades de modo a saná-las e, assim, o
aluno apropriar-se e poder realizar com êxito o debate previsto na produção
final.
O segundo momento, então,
acontecerá em torno das dificuldades dos alunos, observadas pelo professor, ou
seja, as atividades visarão, de um lado, a coleta e ordenação de informações
sobre o tema com vistas à sistematização de pontos de vista e de argumentos a
serem retomados posteriormente (durante a realização do debate final) e, de
outro, ao reconhecimento de características gerais do funcionamento do gênero
debate, como: os papéis que podem ser assumidos, o uso da linguagem formal, a
postura corporal, entonação da voz, articulação da argumentação, etc. Para esse
momento, será realizada uma atividade na qual o professor elaborará, juntamente
com os alunos, um quadro esquemático do gênero debate conforme modelo:
Argumentos favoráveis
|
Este espaço será preenchido com
alguns argumentos que os alunos já tenham extraído do texto lido no primeiro
momento.
|
Argumentos contrários
|
Este espaço será preenchido com
alguns argumentos que os alunos já tenham extraído do texto lido no primeiro
momento.
|
Participantes e funções
|
Neste espaço serão listados
todos os envolvidos em um debate e suas respectivas funções (mediador do
debate, debatedores etc.).
|
Características
comportamentais
|
Aqui serão listados modos de
exposição do locutor durante o debate (desde a postura corporal até a
entonação, por exemplo), aos modos de construção da opinião (uso de
dispositivos de argumentação particulares, de um registro formal de
linguagem) etc.
|
Com base nas atividades
realizadas e informações obtidas sobre o gênero debate e sobre o tema proposto,
o professor solicitará que os alunos organizem o debate programado no momento
inicial do trabalho com esse gênero. É importante que o professor indique aos
alunos onde podem ser encontrados materiais de apoio relacionados ao tema.
O terceiro momento, após duas
semanas, será o debate final organizado exclusivamente pelos alunos, quando o
professor fará a avaliação somativa levando em consideração a aplicação do que
foi trabalhado no segundo momento e a evolução obtida entre o primeiro debate e
o debate final, o qual, também, será filmado. (Período de uma aula 45 min.).
Os critérios de avaliação serão os seguintes e deverão ser
apresentados aos alunos:
ü
Atende ao gênero?
ü
A postura corporal e volume de voz foram
adequados à situação?
ü
O papel de cada um no grupo foi dividido de
maneira organizada e adequado?
ü
Todos os integrantes tiveram participação?
ü
Houve variedade e coerência na argumentação?
ü
A linguagem utilizada atendeu o exigido pelo
gênero debate regrado?
ü
Cada um soube esperar sua vez de falar?
ü
A posição defendida pelos colegas foi
respeitada?
ü
Houve aprendizado de comportamentos para a
prática de debates entre o primeiro e o segundo debate?
Por fim, o quarto momento
consistirá na exposição dos vídeos filmados durante as aulas, para que os
próprios alunos percebam a evolução obtida e assimilem a importância do
trabalho realizado. Ao assistirem os vídeos o professor e os alunos usarão os
critérios de avaliação postulados anteriormente para avaliar o desempenho dos
participantes nessa prática linguística. (período de uma aula 45 min.).
SCHNEUWLY,
Bernard e DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e
escritos na escola (tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales
Cordeiro). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
Tentei várias vezes e não consegui fazer o upload do vídeo. Ocorreu um erro. Que pena!
Debatemos sobre homossexualismo.
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