terça-feira, 4 de junho de 2013





Debate em sequência didática

A escolha de um tema polêmico é fundamental, pois se o tema não for polêmico não há como debater, nem explorar a capacidade de argumentação dos alunos.

O primeiro momento consistirá em o professor apresentar a situação de debate com previsão de acontecer dentro de um prazo, de mais ou menos 15 dias. Porém, haverá um debate preliminar sobre o tema; para isso, lerão um texto sobre o tema proposto, que servirá como base para a realização desse debate preliminar. Para essa atividade o professor solicitará que a turma divida-se em dois grupos (favoráveis e contra) e coordenará a discussão, que será filmada.
Observação: Esse momento de debate livre terá o propósito de fornecer pistas ao professor sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos para que, posteriormente, elabore atividades que trabalhem essas dificuldades de modo a saná-las e, assim, o aluno apropriar-se e poder realizar com êxito o debate previsto na produção final.

O segundo momento, então, acontecerá em torno das dificuldades dos alunos, observadas pelo professor, ou seja, as atividades visarão, de um lado, a coleta e ordenação de informações sobre o tema com vistas à sistematização de pontos de vista e de argumentos a serem retomados posteriormente (durante a realização do debate final) e, de outro, ao reconhecimento de características gerais do funcionamento do gênero debate, como: os papéis que podem ser assumidos, o uso da linguagem formal, a postura corporal, entonação da voz, articulação da argumentação, etc. Para esse momento, será realizada uma atividade na qual o professor elaborará, juntamente com os alunos, um quadro esquemático do gênero debate conforme modelo:

Argumentos favoráveis
Este espaço será preenchido com alguns argumentos que os alunos já tenham extraído do texto lido no primeiro momento.
Argumentos contrários

Este espaço será preenchido com alguns argumentos que os alunos já tenham extraído do texto lido no primeiro momento.
Participantes e funções


Neste espaço serão listados todos os envolvidos em um debate e suas respectivas funções (mediador do debate, debatedores etc.).
Características
comportamentais

Aqui serão listados modos de exposição do locutor durante o debate (desde a postura corporal até a entonação, por exemplo), aos modos de construção da opinião (uso de dispositivos de argumentação particulares, de um registro formal de linguagem) etc.


Com base nas atividades realizadas e informações obtidas sobre o gênero debate e sobre o tema proposto, o professor solicitará que os alunos organizem o debate programado no momento inicial do trabalho com esse gênero. É importante que o professor indique aos alunos onde podem ser encontrados materiais de apoio relacionados ao tema.

O terceiro momento, após duas semanas, será o debate final organizado exclusivamente pelos alunos, quando o professor fará a avaliação somativa levando em consideração a aplicação do que foi trabalhado no segundo momento e a evolução obtida entre o primeiro debate e o debate final, o qual, também, será filmado. (Período de uma aula 45 min.).

Os critérios de avaliação serão os seguintes e deverão ser apresentados aos alunos:
ü  Atende ao gênero?
ü  A postura corporal e volume de voz foram adequados à situação?
ü  O papel de cada um no grupo foi dividido de maneira organizada e adequado?
ü  Todos os integrantes tiveram participação?
ü  Houve variedade e coerência na argumentação?
ü  A linguagem utilizada atendeu o exigido pelo gênero debate regrado?
ü  Cada um soube esperar sua vez de falar?
ü  A posição defendida pelos colegas foi respeitada?
ü  Houve aprendizado de comportamentos para a prática de debates entre o primeiro e o segundo debate?

Por fim, o quarto momento consistirá na exposição dos vídeos filmados durante as aulas, para que os próprios alunos percebam a evolução obtida e assimilem a importância do trabalho realizado. Ao assistirem os vídeos o professor e os alunos usarão os critérios de avaliação postulados anteriormente para avaliar o desempenho dos participantes nessa prática linguística. (período de uma aula 45 min.).

SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola (tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.


Tentei várias vezes e não consegui fazer o upload do vídeo. Ocorreu um erro. Que pena!

Debatemos sobre homossexualismo.



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