segunda-feira, 3 de junho de 2013

INTERAÇÃO: a sociabilidade, o estar junto com pessoas importantes


ESCOLA ESTADUAL “MARCOLINO DE BARROS”

Avenida Getúlio Vargas, 367, Centro
 Patos de Minas – MG
       
Evento do dia das mães

Curso:                    
REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO - REM
Área de Empregabilidade
                                                 CA – Comunicação Aplicada

Professor:          Maria de Lourdes Vinhal
                                                                         lourdesvinhal.cec@yahoo.com.br
          
Série/Turmas:    1ª

Salas 01 e 02
Número de aulas semanais:   5
                                                                  

Seleção do Conteúdo: Comunicação na  Prática



JUSTIFICATIVA

Entende-se que seja necessário produzir evento para possibilitar a comunicação na prática. Uma vez que estamos no mês de maio, comemorar o dia das mães é coerente e significativo para os alunos.
 Vale ressaltar que a idealizadora do Dia das Mães, Ana Jarvis, em 1907, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Obteve sucesso e lamentou a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães.
Criaremos oportunidade para os alunos homenagearem suas mães sem fins comerciais, contribuindo para a comunicação na prática. Contribuindo assim com o crescimento pessoal, no trabalho com valores de gratidão e reconhecimento das funções sociais, além de criar momentos de superação da timidez, de sondagem das habilidades adquiridas para possível intervenção pedagógica na área de Comunicação Aplicada.
OBJETIVOS

ü  Possibilitar o desenvolvimento de habilidades comunicativas dos alunos;
ü  Apresentar a importância da oralidade, do jogral enquanto transmissão cultural;
ü  Despertar a necessidade de pesquisas;
ü  Refletir sobre a sociabilidade, o estar junto;
ü  Incentivar a cultura da colaboração;
ü  Produzir mídias;
ü  Comunicar em público;
ü  Criar momentos de interação;
ü  Trabalhar valores familiares.
METODOLOGIA

Ensinar técnicas de leitura, nos seguintes níveis: sensorial, emocional e racional. Ouvindo as necessidades dos alunos e relembrando as condições do contexto, de modo que percebam a necessidade de selecionar textos para apresentação em público e escrever textos para a comunicação no evento. Reafirmando posturas, tom de voz  e adequação ao gênero para comunicar o que se pretende.

RESULTADOS ESPERADOS

Alunos que desafiem a timidez, preparem-se para a comunicação profissional através deste ensaio para falar em público, com expectativa de sondagem do processo ensino e aprendizagem, além de aprender a valorizar o outro e cooperar na produção coletiva.

MATERIAIS
ü 40 pastas do  papelão de cor preta;
ü 40 cópias de xérox colorido;
ü Empréstimo do auditório da FPM, dia 16-05, à noite.

































Nenhum comentário:

Postar um comentário