|
ESCOLA ESTADUAL “MARCOLINO DE BARROS”
Avenida Getúlio Vargas, 367, Centro
Patos de
Minas – MG
|
Rádio Escolar
Curso:
REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO - REM
|
|
Área de
Empregabilidade
CA – Comunicação Aplicada
|
|
Professor: Maria de
Lourdes Vinhal
lourdesvinhal.cec@yahoo.com.br
|
|
Série/Turmas: 1ª
|
|
Salas 01 e 02
|
|
|
|
|
JUSTIFICATIVA
A implantação de uma rádio na Escola
Estadual Marcolino de Barros parece fácil, uma vez que já possui equipamentos
necessários ao funcionamento. Há a necessidade de reparos em algumas caixas e
outros, deverá ser um projeto em parceria com o PEAS-juventude, uma vez que a
equipe responsável pelo programa já idealizou o projeto.
Criar uma rádio permite desenvolver a
oralidade e interagir com a comunidade escolar. É o que mais aproxima do
cotidiano, da realidade, mesmo que seja apenas um grupo de estudantes que
concretize o projeto.
É uma proposta pedagógica que possibilita
formar saberes e desenvolver habilidades comunicativas em todos os
envolvidos. A prática desse meio de comunicação contribui para compreender as
mídias e consequentemente como se processa a comunicação, principalmente no
âmbito escolar.
|
OBJETIVOS
ü Despertar a necessidade de pesquisas;
ü Incentivar a produção de textos;
ü Revelar a importância da oralidade;
ü Possibilitar o desenvolvimento de
habilidades comunicativas dos alunos;
ü Refletir sobre a sociabilidade, o estar
junto;
ü Incentivar a cultura da colaboração;
ü Produzir mídias;
ü Comunicar em público;
ü Criar momentos de interação.
|
METODOLOGIA
Acertar parcerias com o PEAS
que já buscou a contribuição do Centro Universitário de Patos de Minas, na
área de Propaganda e Publicidade para preparar os alunos no uso dos
equipamentos e na organização da programação da rádio.
Contribuir com o concurso para
a escolha do nome da rádio na escola, ouvindo os alunos e ponderando sobre
questões relevantes na organização do processo seletivo.
|
RESULTADOS ESPERADOS
Escola participativa e democrática, com
alunos que produzam textos significativos, como notícias, reportagens,
vinheta, mensagens, anedotas e outros, com senso crítico capaz de selecionar
músicas, tecer comentários e contribuir para o desenvolvimento e entretenimento
na escola.
|
MATERIAIS
ü computador;
ü cabine de som e equipamentos tecnológicos
para rádio;
ü caixas de som.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário